sábado, 25 de maio de 2013

INSTITUTO NAF BRASIL: O que somos e o que fazemos!

O que somos e o que fazemos!



O "Institito NAF Brasil" é uma Entidade Filantrópica, sem fins lucrativos, de direito privado, reconhecida de utilidade pública estadual, cadastrado nos Conselhos Estadual e Municipal de Assistência Social, que há 07 anos serve ao Estado do Amazonas, nas áreas de Prevenção e atendimento aos usuários de drogas e seus familiares.

O Projeto do Isntituto NAF Brasil, que já esta em plena operação, tem por finalidade, atenção e atendimento a usuários de drogas de media e alta complexidade, com 9 atendimentos mensais ambulatoriais para cada um, na cidade de Manaus, Zona Rural e demais Municípios do Estado do Amazonas.

Por meio dos atendimentos aos dependentes químicos realizados por esta instituição podemos perceber a necessidade da realização de um trabalho voltado para o enfrentamento do uso indevido de álcool e outras drogas em Manaus que abrangesse não somente o usuário, mas seus familiares, sendo visível o comprometimento de famílias inteiras não só com o uso, mas com o trafico de drogas, fazendo-se necessário um trabalho que minimize este impacto.

Na cidade de Manaus o tráfico de drogas encontra nas áreas da periferia campo fértil para o desenvolvimento de suas atividades. Segundo informações obtidas no Departamento Estadual sobre Drogas a maior parte das apreensões de drogas acontecem na periferia da cidade.
Como o Estado do Amazonas é rota do narcotráfico e a maior parte da mercadoria é transportada pela via fluvial, o interior do Estado é muito atingido pelo tráfico, incluindo as populações indígenas que estão sendo dizimadas pelo uso do álcool e outras drogas que já estão inseridas nas comunidades, através do contato com traficantes estrangeiros que comercializam álcool e outras drogas em troca do plantio e colheita das substâncias. [1]

Podemos observar que o tráfico está crescendo e se organizando na cidade de Manaus. Em todos os bairros da cidade, a rede do tráfico é bem definida. Segundo moradores do bairro do Morro de Liberdade, o bairro da Colônia Oliveira Machado é o distribuidor da droga na zona sul e a mercadoria chega via fluvial, mais precisamente no Porto da Panair. Os moradores da área têm conhecimento da existência do tráfico, mas, tal qual o Rio de Janeiro, predomina a lei do silêncio, por um lado, por causa de retaliações e, por outro "por consideração" ao traficante que presta serviços a esses bairros (M.A.C., entrevista/2007).
Segundo pesquisa realizada por nosso Instituto (em anexo) em que foram aplicados 3.600 questionários nas zonas Centro Oeste, Centro Sul, Norte, Leste, Oeste e Sul. O percentual de usuários na zona sul era de 14%, sendo a faixa etária dos 16 à 19 anos a que mais consome álcool e outras drogas. A pesquisa se baseou em uma média em que a cada Zona existe quantidade X (cada zona possui uma valor diferente) de moradores por residência, lembrando que a população de Manaus era de aproximadamente 1.800.000 moradores. Foi obtida uma média geral de 6,5 entes por residência, totalizando 324 mil famílias em que fora constatado que cerca de 99.000 famílias tinham algum usuário de álcool, tabaco e outras drogas na cidade de Manaus.

Entendemos que os dados apontados acima são alarmantes e requerem um trabalho sistematizado baseados nas políticas sobre drogas existentes no país e nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, que tem como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos, além de outras políticas setoriais.
Neste contexto pretendemos trabalhar os fatores de risco e proteção social presentes na Cidade de Manaus onde implantaremos o projeto. Entendemos que os fatores de risco correspondem às condições ou situações que podem levar um indivíduo a consumir drogas. Esta condição pode estar presente no próprio indivíduo, na família, na escola, entre os pares ou na comunidade, podendo ocorrer de forma isolada ou em conjunto, ou seja, os fatores de risco podem ser decorrentes de múltiplas situações e pode envolver vários grupos sociais que o indivíduo participe.
Desta maneira, contribuiremos, de forma responsável, com o desenvolvimento social da cidade de Manaus.

--------------------------------------------------------------------------------
[1] Informações obtidas na IV Conferência Estadual de Saúde Indígena, por conselheiros indígenas de saúde, 2002.
--------------------------------------------------------------------------------

O Instituto NAF Brasil, desempenha várias atividades voltadas ao ser humano, dentre elas estão:


1.1. Orientação e informações a demanda externa sobre o tratamento e o contexto que envolve a dependência química;
1.2 Atendimento social a portadores de dependência química.
1.3 Inserção dos usuários em terapias ocupacionais;
1.4. Oficinas de Convivência e Socialização a usuários de drogas;
1.7. Trabalhos em Grupos;
1.8. Terapia Comunitária;
1.9 Palestras e oficinas sobre a questão das drogas;
1.10. Visita Domiciliar;


2.1 Realizar atendimentos psicológicos, psicanalíticos, ambulatorial periodicamente aos usuários/dependentes químicos atendidos pelo projeto..


3.1 Identificação das características negativas que impedem o crescimento emocional do usuário de drogas;
3.2 Identificação para reverter comportamentos prejudiciais;
3.3 Resgate do amor-próprio e, consequentemente, da auto-estima;
3.4 Inventario de qualidade de vida;
3.5 Reformulação de hábitos e atitudes prejudiciais;
3.6 Desenvolvimento da concepção espiritual;
3.7 Preenchimento do "vazio" deixado pelas drogas;
3.8 Filosofia do "Aqui & Agora";
3.9 Tratamento com Florais de Bach, para controle de ansiedade, depressão e demais dificuldades emocionais do usuário de drogas.


4.1 Realizar entrevista de avaliação psicológica e ou motivacional individual;
4.2 Realizar atendimento psicoterapeutico individual;
4.3 Realizar entrevista de alta de atendimento psicológico;
4.4 Elaborar e emitir parecer psicológico de pacientes em alta.


5.1 Aconselhamento pastoral - desenvolvimento de atividades de aconselhamento pastoral a usuários de drogas;
5.2 Evangelismo - levar a mensagem da fé a recuperação enfatizando os valores morais e éticos da pessoa Humana e Divina.


6.1 Oferecer aulas de informática básica, em nível de software.
6.2 Oferecer aulas de informática avançado, em nível hardware.


---------------------------------

Acolhimento de usuários de álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade psicossocial. Caracteriza-se como primeiro contato do usuário com o projeto re-significar, neste espaço procura-se conhecer a natureza do indivíduo: sua identificação, aspectos da subjetividade, os sintomas apresentados, entre outros, para então enquadrar a paciente no programa de prevenção e atenção a saúde do usuário inseridos no projeto;
Cadastro;
Atendimento Social;
Encaminhamento para área específica;
Visita Domiciliar;
Atendimento psicológico;
Atendimento Psicanalítico;
Educação moral e espiritual;
Terapia individual e em grupo;
Palestras e oficinas mensais;
Aplicação da avaliação de vínculos e da auto-estima dos usuários/portadores de dependência química;
Avaliação da evolução dos quadros psicossocial individual;
Relatório mensal de atividades.
Reuniões com a equipe técnica do Instituto NAF Brasil (INB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário