quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COISAS SIMPLES QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PARA SALVAR A TERRA


COISAS SIMPLES QUE AS CRIANÇAS PODEM FAZER PARA SALVAR A TERRA

O QUE ESTÁ ACONTECENDO

CHUVA ÁCIDA

Ilustração: Caio Giulliano aluno da Escola de Desenho Jack's Cartoon

Lá no céu
Quando olhamos para cima, vemos as nuvens e o céu azul.
Mas existem outras coisas no céu que não vemos. Algumas delas são prejudiciais à Terra.

O que acontece
Quando as usinas geradoras de energia queimam  carvão para produzir eletricidade e quando os carros queimam gasolina, gases invisíveis são liberados no ar. Alguns desses gases podem se misturar com a água e torna-la ácida, como o suco de limão ou o vinagre.

O que pode acontecer
Ás vezes os gases entram nas nuvens de chuva, onde se misturam com a chuva ou a neve. Depois o ácido cai de volta sobre a terra com a chuva ou a neve. Isso é chamado chuva ácida.

Más notícias
A chuva ácida é extremamente prejudicial ás plantas, aos rios e lagos, e às criaturas que neles vivem. Em alguns lugares ela esta matando as florestas. E polui a água que os animais e as pessoas precisam para beber.

Nossa missão
É muito importante que paremos de causar a chuva ácida. Uma boa maneira é passar a andar menos de carro. E em países como o Brasil é fundamental que os carros sejam equipados com um sistema de filtragem de fumaça como o que é usado nos Estados Unidos, porque a poluição causada pela descarga dos automóveis, ônibus e caminhões aqui é ainda muito maior do que lá. Outra boa maneira é economizar energia. Quanto menos energia usarmos, menos carvão as usinas de energia precisarão queimar.  

Você e sua família podem economizar energia de muitas ,maneiras. Economizar energia significa salvar a Terra. Para descobrir mais coisas sobre o que você pode fazer.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário